Cachorro espera dono falecido por 9 anos

Amigo para sempre

Essa é a história de HACHIKO, um cão da raça Akita. Hachiko nasceu em 10 de novembro de 1923 no Japão. Mais precisamente no "estado" de Odate. 

Logo no primeiro ano de vida, em 1924, foi adotado pelo professor de matemática universitário, chamado Uena. 

Cidadão da capital, Uena trouxe Hachiko para Tóquio. Assim que cresceu Hachiko, o acompanhava todo santo dia, até a "estação" de trem próximo a sua casa, tanto para ir quanto para voltar. Hachiko logo ficou conhecido nas redondezas, por causa da seu compromisso e pontualidade. O danado não pulava um dia sequer. 


foto real, raríssima do Hachiko, na estação esperando pelo seu dono

Uena, um professor de matemática universitário, trabalhava na renomada mundialmente Universidade Imperial de Tóquio. E em um dia normal de trabalho, durante uma aula, passou mau e não resistiu. Faleceu aos 53 anos de uma hemorragia cerebral, em 21 de maio de 1925.

Isso quando Hachiko iria completar 2 anos de idade. Desde então Hachiko era visto todo santo dia esperando por seu dono na exata mesma portaria da estação de trem de Tóquio.

Pasmem! Isso durou por 9 anos, nove meses e 15 dias. Logo depois da morte do Professor, algum familiar tentou levar o Hachiko para morar em outro lugar. Porém ele não se acostumou e voltou de vez para estação.

Hachiko era cuidado por funcionários da estação e visitantes, que começaram aparecer em maior número, visto que a história começava a se espalhar por toda Tóquio. 


foto real, raríssima do Hachiko, na estação esperando pelo seu dono

Nesse tempo vivendo na estação, Hachiko passou por poucas e boas, brigou, passou fome, frio, quase todas as necessidades possíveis. Até que no dia 8 de março de 1935 Hachiko foi encontrado sem vida, numa rua ali nas redondezas. 

Muito famoso em vida, depois da sua morte ele ficou conhecido por todo país. A história furou a bolha local, e logo todo Japão estava sabendo da lealdade inacreditável que ele entregou para seu dono por tantos anos.

Hachiko até hoje é um herói japonês, com aparições em toda cultura japonesa, filmes, desenhos, livros enfim..

Na exata mesma estação, Hachiko ganhou uma estátua de bronze, e por fim a história foi parar no cinema. Estrelado por Richard Gere, Sempre ao seu lado, foi lançado em 2009 e foi sucesso em todos os cantos do mundo!

Curiosidade:

Agora em 1994, uma rádio japonesa, conseguiu consertar de forma milagrosa um disco, que continha o latido de Hachiko, acredita? E milhões de japoneses sintonizaram na rádio no horário marcado, para ouvir o latido de Hachiko.

Legado:

O principal legado de Hachiko, com certeza foi sua atitude honrada que sabemos que jamais nós humanos suportaríamos tanta coisa por uma pessoa. Dito isso, Hachiko foi cremado, e suas cinzas foram enterradas no mesmo cemitério e ao lado do seu professor amado. A pele dele foi empalhada, e continua até hoje em exposição no museu nacional de Tóquio.

O que aprendemos com essa história?

Aprendemos que nossa palavra é mais importante que nós mesmos. Certo que cachorros não falam, porém a partir do momento que ele sinalizou para o dono que o acompanharia, jamais ele voltou atrás. Você quer ter sua história eternizada? Cumpra com todas suas promessas, com você mesmo, e principalmente. com outras pessoas.

FILME DA HISTÓRIA

Deixe um comentário