Meu cachorro não gosta de usar coleira, o que fazer?

“Meu cachorro não gosta de usar coleira e eu não sei o que fazer”. Esse relato é comum entre os pais e mães de pet, e se você está aqui é porque o seu “filho peludo” também não gosta de usar esse acessório.

A coleira é um item muito importante para garantir a segurança do amiguinho de quatro patas durante o passeio, uma vez que ela permite que o tutor possa conduzir o dog durante o trajeto e ainda evita que ele corra para lugares perigosos.

Além disso, a coleira é necessária para identificar o seu cachorro caso ele se perca durante o passeio ou fuja de casa. 

No entanto, os cachorros infelizmente não entendem a importância do acessório e, por isso na maioria das vezes o doguinho se recusa a usá-lo. 

Diante disso, o que você deve fazer é estimular o uso da coleira para que o seu amiguinho peludo comece a aceitar ao poucos. Nesse texto você vai aprender como fazer isso.

Por que meu cachorro não gosta de usar coleira?

Antes de mostrar o que você pode fazer para acostuma o seu amigo de quatro patas a usar a coleira, é importante explicar primeiramente os motivos que fazem o cachorro não gostar de usar a coleira.

  • O cachorro não gosta da coleira porque não foi acostumado com ela
  • Você costuma usar roupas sociais com frequência como, por exemplo, ternos, blazers e outras? Se não costuma usar no dia a dia sabe como esse tipo de roupa pode ser desconfortante.

    Agora, imagine como a coleira pode ser desconfortante para seu animalzinho de estimação que não pediu para usar o acessório. 

    Na maioria das vezes o cachorro não gosta de usar a coleira porque ele ainda não acostumou. 

  • O cachorro faz alguma associação ruim com o acessório 
  • Em alguns casos o seu amiguinho peludo pode entender que o uso da coleira é algo ruim para ele.   

    Por exemplo, se o uso da coleira já machucou alguma vez ou se algum barulho assustou o cachorro e ele tentou correr, mas não conseguiu por está preso a coleira.

    Há diversas situações ruins que o seu amiguinho pode relacionar com o acessório e, por isso ele não quer usar a coleira novamente.

  • Ele não sabe lidar com a frustração 
  • A empolgação do cachorro em passear na rua pode ser frustrada completamente quando ele percebe que será preso a uma coleira.

    O doguinho entende que o acessório irá impedi-lo de correr, brincar e alcançar alguns lugares e, por isso ele se recusa a usá-lo.

    Então, o que fazer para meu cachorro usar coleira?

    Agora que você entendeu os motivos que fazem o seu amigo de quatro patas se recusar a usar a coleira, com certeza quer saber o que fazer para solucionar esse problema.  

    Bem, o que você pode fazer é apenas estimular o uso do acessório para que com o tempo o seu cãozinho se acostume.  Então observe como estimular o uso da coleira:

    • Para amenizar o impacto que acessório causará na vida do seu pet, você deve colocar a coleira no seu cachorro de forma gradativa. 

     

    • Treine o seu cachorro para usar a coleira em um ambiente que não tenha distrações, assim o cachorro não se incomodará tanto com o acessório.

     

    • Para que o seu cachorro não tenha medo de usar a coleira é importante fazer associações positivas como, por exemplo, colocando a coleira enquanto distrai o cachorro com algum petisco ou deixe o cachorro cheira e conhecer a coleira.

     

    • Evite colocar a coleia a força. 

    Para evitar problemas é importante que você coloque uma coleira ou peitoral confortável em seu cachorro.

    Logo após leve o seu cachorro para passear na rua para que ele possa começar a se acostumar.

    Conclusão 

    Você precisa ter em mente que não será fácil ensinar o seu melhor amigo a usar a coleira para passear e, por isso é importante tratá-lo com paciente e carinho. 

    Após colocar a coleira ou peitoral em seu animal de estimação não puxe o acessório imediatamente, antes disso deixe o cachorro se sentir confortável e em seguida comece a caminhar com ele pela rua.

    CachorroCãoColeiraGuiaHarnessPeitoralTruelove

    Deixe um comentário